Caldo de legumes
Ando muito viciada em cozinhar. Descobri há pouco um programa maravilhoso que está completando 15 anos o Cozinha Prática da Rita Lobo, atualmente exibido na GNT. Estou louca com ele, realmente são muitas dicas "práticas".
Como já falei, estou nessa vibe "fit" então hoje vai mais uma receita boa para amenizar a fome a noite. Mas, não adianta fazer uma ou duas refeições no dia e tentar matar toda a fome com esse caldinho por que, amor, não vai dar certo! É gostoso, porém leve. Dá pra substituir o jantar sim desde que tenha mantido a linha.
Ingredientes:
1 batata doce grande em cubos
2 inhames médios em cubos
Repolho, Agrião e Couve (menos da metade de cada um)
Alho, cebola, sal e pimenta
Cheiro verde, coentro e cebolinha
1 colher de chia hidratada em 60ml de água
300 ml de caldo de legumes
200g de frango cozido e desfiado
1 colher de sopa de óleo de coco
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão refogue a cebola e o alho no óleo de coco até que fique bem douradinhos. Acrescente o caldo de legumes e o frango desfiado e deixe refogar um pouco. Depois acrescente a bata doce, o inhame e o repolho e um pouco de água quente, até cobrir os legumes com sobra de pelo menos um dedo, aproveite também para temperar. Deixe pegar pressão, quando começar a apitar diminua o fogo e conte 15 minutos. Após esse tempo já pode desligar o fogo.
Retire toda pressão da panela antes de abrir. Com certeza já estará tudo bem cozido. Volte com a panela ao fogo e acrescente as verduras e os verdinhos (cheiro verde, coentro e cebolinha) e a chia hidratada (que além de toda questão nutricional, ajuda a deixar a sopa mais encorpada). Cheque se está bom de temperos e deixe ferver por mais alguns minutos. Prontinho!!!
A minha rendeu 3 potos com cerca de 300ml. Dois deles eu deixei esfriar completamente e congelei. É para aqueles dias que a preguiça tá monstra e a fome não vai embora.
Resto do Post
17:08 | Marcadores: caldos, cozinha prática, dieta, GNT, legumes, receita fit, sopas | 0 Comments
Creme de Abóbora Fit
Seguindo a onda fit, segue um dos testes que fiz e deu certo. O problema de você gostar de comer é que, até o que deveria ser leve, saudável e te saciar rápido, acaba te dando vontade de comer a panela toda!!!
Focooo Brunaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!
Obs¹: faço muitas receitas sem medidas, então o que vou passar aqui é o que acho que tinha.
Creme de Abóbora
Aproximadamente 200 gr de abóbora descascadas e cortadas em pedaços grandes
1 colher de óleo de coco
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Salsa, cebolinha e coentro a gosto
Sal e temperos a gosto
Água quente
Modo de preparo
Refogue no óleo de coco a cebola e o alho até que fique tudo murchinho, junte a abóbora e deixe cozinhar com pouca água, cerca de 1/2 copo. A abóbora cozinha super rápido e com pouca água. Então não arrume ideia de deixar os cubos boiando na água, ok? Se a água secar antes do cozimento coloque mais um pouco.
Após o cozimento, retire do fogo. Bata apenas a abóbora no liquidificador com cerca de um copo pequeno de água, acrescente uma parte da salsa, cebolinha e coentro. Volte com o creme para o fogo e cozinhe em fogo baixo. Aproveite para temperar. Deixe apurar por cerca de 10 minutos. Se ficar muito grosso, acrescente mais água quente. Se ficar muito líquido, deixe o creme reduzir, quero dizer, deixe cozinhar por mais tempo. Quando desligar o fogo acrescente o restante dos verdinhos.
Prontinho!!!
Sugestão, deixe um pouco de coentro e cebolinha para colocar na hora de servir!!!
Resto do Post
16:23 | Marcadores: abóbora, caldos, creme de abóbora, dieta, light, receita fit, sopas | 0 Comments
De alhos para bugalhos!
A única coisa que mudou de fato foi o meu interesse pela cozinha fit! Entrei nessa onda e não sei por quanto tempo vou ficar, espero que muito tempo!
O grande caso é que sempre me perguntei: será que para comer bem, de forma saudável e tentar perder alguns quilinhos extras serei obrigada a comer apenas frango grelhado e folhas?? Não, claro que não.
Não sou nutricionista, mas tenho lido muito sobre a tal cozinha fit, receitas menos calóricas e alimentação saudável.
Pra começar por um acaso assisti ao programa da Bela Cozinha, com a Bela Gil. É simplesmente maravilhoso como ela fala da alimentação saudável, dá vontade de experimentar qualquer coisa que ela faça e principalmente, estou aprendendo muito. Claro que não tenho acesso a nem a metade das coisas que ela fala, mas já fico procurando nos grandes supermercados e com isso descobri que em Campo Grande (Sim Big Field, sim ZO do Rio, Simmm) temos a mais antiga feira de produtos orgânicos do Rio! Eu nunca iria descobrir uma coisa dessas!! Foi no programa dela que vi um site onde poderia procurar uma feira desse tipo e descobri a de CG. Fiquei como??? Louca, mas por conta do trabalho ainda não consegui ir pois acontece todos os sábados de 7h as 12h (é na rua atrás do West Shopping, próximo ao colégio Santa Bárbara).
Esse ano fiquei muito nessa vibe de perder peso, comer melhor e tal. Com isso passei a preparar marmitas para o dia a dia de trabalho. E sim, precisamos marmitar para tentar comer bem e resistir as tentações. Em duas semanas me deixei levar 3x!!!! Quando levo do lanche da manhã ao lanche da tarde (já que consigo tomar café e jantar em casa) não como nada por fora.
Com tudo isso comecei a incluir alguns itens na minha despensa, tais como: sal com nada ou quase nada de sódio, temperos secos também sem sódio (eu sou apaixonada por SAZON mas troquei pela linha Mrs Dash e Taste Dash), óleo de coco, vinagre de maçã, castanhas, linhaça, semente de chia, farinha de tapioca, quinoa, legumes e verduras sempre, amo requeijão mas troquei por ricota cremosa e cotage (esse eu gostei muito), folhas de RAP 10 integral, pasta de amendoim integral (amei demais). Enfim, a lista é enorme e a conta é alta. Sim, tudo custa caro ou acima do preço normal, então estou tentando não pirar e sair comprando tudo.
Falei tudo isso só pra contar que vou voltar com esse blog mas dessa vez com receitas mais leves, mas eu sei que vou acabar fazendo algumas não tão lights. Enfim, Minha Cozinha Maravilhosa de volta.
Resto do Post
16:07 | Marcadores: Bela Cozinha, Bela Gil, coziha fit, receita fit | 0 Comments
Assinar:
Postagens (Atom)