Bolinho de Chuva

Olá pessoal!

Quem não gosta de bolinho de chuva em?! É uma receita que lembra casa da vó, da tia mais velha...casa de gente "antiga". Sempre que faço e/ou como lembro disso, apesar de não ter esse convívio com vó.

Leia Mais...



Vamos a receita.


Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de Maizena
1/2 xícara de leite
2 ovos
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó (para bolo)
Mais um pouco de açúcar
Canela em pó
Óleo para fritar (quantidade o suficiente para os bolinhos não encostar no fundo da panela)


Modo de preparo:

Misture os ovos com o açúcar. Mexa bem. Acrescente os outros ingredientes e misture bem. A massa ficará lisa e não muito conscistente.

Aqueça o óleo. Frite os bolinho de colheiradas e aos poucos, pois bolinho muito grande fica crú por dentro. Após fritar, passe no açúcar com canela.

E está pronto!

* Dicas *

Já comeu bolinho de chuva com banana? Fica uma delícia. A dica é: após preparar a massa, acrescente duas bananas, de sua preferência, amassadas. É só misturar tudo à massa e fritar normalmente!

Sequilhos com Goiabada




Olá pessoal!


Hoje vou trazer para vocês uma receita deliciosa de biscoitos tipo Sequilhos com Goiabada. É super fácil, nível fácil/facílimo!

Leia Mais...


Vamos a Receita!


Ingredientes
500 gr de amido de milho (também conhecido como Maizena)
1 lata de leite condensado
2 gemas de ovo
120 gr de margarina (igual a 1 tablete e mais um pedacinho)

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e a massa está pronta! É isso mesmo pessoal, é só misturar tudo, no começo parece que não vai dar certo. Porém, não será preciso acrescentar nada, vai mexendo e misturando todos os ingredientes. Quando começar a ficar mais uniforme, você poderá colocar sobre uma superfície lisa e misturar com as mãos mesmo. Ela fica bem firme e não gruda


.


Quando fui trabalhar com ela na pedra, eu joguei um pouquinho de maizena, só para não correr o risco de agarrar! Deu super certo.

Com a massa pronta, pode começar a enrolar as bolinhas e colocar numa assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Não é preciso muito espaço entre elas, pois não cresce muito. Eu fiz de várias formas, que apresento abaixo.

1- Bolinhas amassadas com o garfo em cima;
2 - Bolinhas com um buraquinho no meio, faça com o dedinho, e goiabada;
3 - Fiz um cordão (igual ao que fazemos no preparo de nhoque) e fui cortando, fiz a bolinha no meio e coloquei goiabada.

Como vocês podem ver, a melhor maneira é a que você preferir! No final das contas, dá certo!

Bem, tudo pronto, leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos. O tempo de forno é muito relativo, pois a receita original determina 10minutos, mas no forno aqui da minha casa, que é muito lento, a primeira fornada levou 20minutos e as seguintes apenas 15minutos. Por isso, é bom ficar de olho, completou 10minutos dá uma olhada e vê se está do seu agrado. Pode levantar com a ponta da faca e ver se já dourou um pouco embaixo.



Tirou do forno, esfria super rápido! Está pronto! É só aproveitar a delícia!



Fonte: Receita Original no CyberCook

Pizza!!!

Primeira Visita? Clique aqui



Olá pessoal! Hoje vou compartilhar com vocês uma receita de pizza que peguei no CyberCook e deu super certo! Esta receita tem um bom rendimento (4 discos de 35cm ou 30 a 35 mini pizzas).

Leia Mais...


Ingredientes

1/2 kg de farinha de trigo

1 copo(s) de água morno(a) (cerca de 150ml)

30 gr de fermento biológico fresco (2 tabletes de fermento itaiquara)

1/2 copo de óleo (medir pelo mesmo copo de água)

3 colher(es) (chá) de sal
1 colher(es) (café) de açúcar

Modo de preparo
Dissolva o fermento na água morna*. Junte o óleo, o sal e o açúcar. Vá adicionando a farinha e trabalhando com as mãos até obter uma massa homogênea. Caso necessite de mais farinha, pode colocar. Trabalhe esta massa por uns 15 minutos, essa parte é importante, pois vai garantir uma massa fofa. Nunca, em hipótese alguma, bata na massa. Trabalhar uma massa que leva fermento biológico significa sovar.

O ponto ideal é quando a massa ficar lisa e soltando bolhas de ar.
Deixe descansar por uns 40 minutos, coberta com um pano. Estique as pizzas, coloque em formas apropriada e agora surgem duas opções:

1 - Rechear e assar em forno alto de 15 a 20 minutos cada uma;


2 - Levar para pré-assar de 10 a 15 minutos e depois rechear os discos.
Desse jeito é possível congelar os discos recheados por até um mês. Lembre-se de rechear os discos já frios para não derreter o queijo, principalmente se quiser congelar.

Deixo mais uma dica, o molho para pizza.


Bata no liquidificador 2 tomates com semente e tudo, 1 cebola, um pouco de orégano e 2 ou 3 colheres de massa de tomate (eu uso a Predilecta em saquinho). Pronto! Você terá um molho excelente para pizza!

Dicas do Dia:

*Sempre que for dissolver fermento biológico em água ou qualquer líquido morno, a temperatura é muito mais para frio do que quente, caso contrário, a alta temperatura poderá cortar o efeito do fermento.

Abraços e até a próxima!

Macarrão com molho branco e algo mais

Primeira visita?! Então clique aqui



Olá pessoal.

A primeira receita do blog será o Macarrão com molho branco e algo mais, que fiz para duas amigas que vieram almoçar comigo! Foi uma experiência e tanto, já que foi meu primeiro molho branco. Fiquei feliz demais com o resultado, pois elas comeram e aprovaram!

Leia Mais...







Vamos a Receita.

Ingredientes
1 cebola pequena bem picadinha
1 colher (de sopa) de margarina
1 caixinha de creme de leite
1/2 litro de leite
1 colher (de sopa) cheia de maizena
1 xícara de queijo ralado
100g de mussarela bem picadinha ou triturada
100g de presunto picadinho ou triturado
2 colheres (de sopa) de requeijão
1 colher (de sobremesa) de sal

Modo de Preparo:

Primeiro, dissolva a maizena no leite e reserve.

Leve ao fogo a margarina e a cebola. Deixe o tempo suficiente para a cebelo dourar e dar uma murchadinha. Em seguida acrescente o sal e a pimenta (ou temperos a gosto). Acrescente o creme de leite e mexa por 1 ou 2 minutos.

Baixe o fogo do creme e uunte o leite com maizena reservado. Mexa sem parar até o creme ganhar consistência. Quando der o ponto (não muito grosso, apenas consistente), acrescente o queijo ralado, a mussarela, o presunto e o requeijão. Misture bem e está pronto.

Eu servi da seguinte forma:

Em um refratário fui intercanlando molho e massa, começando pelo molho no fundo da e terminando com uma concha caprichada de molho sobre a massa. Salpiquei queijo ralado e levei ao microondas por 2 minutos. Ficou divino!


=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>=>

Dicas do dia:

=>Sempre que for fazer algum creme que utilize maizena para dar o ponto, é necessário dissolvê-la.

=> Margarina é a que usamos no pão, vamos dizer assim, ou seja, é aquela Qualy no potinho que temos em casa.

=> Recomendo que antes de começar a fazer qualquer receita, deixe todos os ingredientes preparados, picados, já dispostos em potinhos ou pratos, assim como nos programas de tv, pois ajuda a não errar a receita torna o preparo mais rápido.

O blog

Desenvolvi o gosto pela cozinha ainda criança, pois minha mãe sempre trabalhou neste ramo e fazia a maior questão de me ensinar, além de me deixar plantada em frente a tv para copiar receitas dos programas da Ana Maria Braga (época da Record), Palmirinha Onofre, Cátia Fonseca, entre outros. Nesses programas sempre tinham aqueles cozinheiros maravilhosos como a Luluzinha (Luzinete Veiga - só salgadinhos deliciosos), Isamara (bolos confeitados e com recheios divinos), Alvaro (e suas tortas salgadas maravilhosas), Jurandir e a própria Palmirinha que era frequentadora da Record antes de ter o seu próprio programa.

Foram anos assistindo e copiando receitas, ouvindo dicas e acabei aprendendo algumas coisas.

Há algum tempo, por mera questão de ociosidade, comecei a passar bastante tempo na cozinha e a gostar disso. E evolui do estágio das comidas sem gosto ou salgadas para comidas com bom tempero!

Com tempo de sobra e disposição, comecei a ter vontade de fazer alguns pratos diferentes. Pesquisei no google e descobri dois sites excelentes para receitas que são: Tudo gostoso e CyberCook. E a partir daí comecei a pegar receitas e colocar em prática!

Como diz minha mãe, minhas receitas são todas no olho! Me enrolo nas medidas, então é no olhão mesmo! E o melhor é que dá certo!

Espero que gostem das receitas e se quiser mandar dicas, sugestões ou mesmo receitas, é só entrar em contato!